quarta-feira, janeiro 24, 2007

Só uma pergunta...tripla

Se antes de determinado tempo de gestação, o ser que uma mãe alimenta no seu ventre não é um ser humano, é, então, um ser...um ser...um ser?
.
Outra vez, com uma ajuda: se antes de determinado tempo de gestação, o ser que uma mãe alimenta no seu ventre e que foi concebido por dois seres humanos não é um ser humano, é, então, um ser...um ser...um ser?
.
Última ajuda: se antes de determinado tempo de gestação, o ser que uma mãe alimenta no seu ventre, que foi concebido por dois seres humanos e que, sabe-se lá quando vai, também ele, transformar-se num ser humano, não é um ser humano, é, então, um ser...um ser...um ser?

.
"Terra"

2 comentários:

JTR disse...

Discutimos a coisa do ponto de vista biológico ou legal?

Do ponto de vista pura e estritamente legal, não é um ser humano.

Do ponto de vista biológico (mesmo aqui tenho algumas dúvidas) será um quase ser humano, não é um ser humano completo. É um feto, um projecto de ser humano - no entanto não me quero meter por ceara alheia.

Anónimo disse...

Obrigado pela sua resposta. Fiquei, absolutamente, esclarecido.

Repescando um post muito lá para baixo, repito a citação de Oscar Wilde, então, feita:

"A vida não é regida pela vontade ou pela determinação. A vida é um conjunto de nervos, fibras e células que se formam lentamente, onde se esconde o pensamento e a paixão sonha os seus sonhos."

É isto. Não somos só biologia - no antes - nem só determinados pelo enquadramento legal - no depois. Era o que havia de faltar. Determinismo e positivismo na definição de Homem?.. Recuso essa visão.

Ser-se Homem (ser humano) é muito mais do que isso. Mas não deixa de ser curioso que a grande maioria dos defensores do sim, focalize o seu discurso na defesa de valores que, ainda que juridicamente tuteláveis e defensáveis, até, do ponto de vista ético estão muito longe de se aproximarem da dimensão do valor "Vida Humana".

Um abraço e volte sempre,

"Terra"